Love & Eternity

“Time is too slow for those who wait ... but for those who love, time is eternity.” -Henry Van Dyke

Thursday, July 1, 2010

PIZZA MASSA FININHA PERFEITA!!!



Achei essa deliciosa massa fininha no site da Ana Elisa, Lacucinetta = http://www.lacucinetta.com.br.
Amooo pizza fininha, essa surpreendeu... Posso dizer que para quem gosta de massa fininha, essa é perfeita!!! Aprovadíssima!!!

Segue a receita com o texto bem explicadinho extraído da própria Ana Elisa...

"...Toda vez que decido preparar pizza, no entanto, é a mesma história: a vontade bate meia hora antes do jantar, e já não dá tempo de preparar a maravilhosa massa de 24 horas, e vai a de 15 minutos mesmo.

Sem problemas. Coloquei o granito na grade inferior do forno e, enquanto ele aquecia no máximo, preparei a berinjela. [Como sempre tem um perdido me mandando email, vá numa marmoraria e peça para cortarem um pedaço de granito do tamanho do seu forno, com 2cm de espessura. Pronto: pedra de forno. Todos os meus outros "equipamentos" estão no FAQ.] Coloquei a grelha no fogo e deixei que soltasse fumaça de tão quente. [Vai, coloca na listinha do Papai-Noel: grelha de ferro fundido. É a MELHOR coisa do mundo para preparar berinjelas, abobrinhas e afins.] Fatiei fino uma berinjela grande e coloquei as fatias na grelha pelando, virando-as quando apresentavam lindas listrinhas pretas em sua carne pálida. Coloquei-as em uma tigela e temperei-as com sal, pimenta-do-reino e um fio generoso de azeite.

Preparei a pizza misturando 400g de farinha de trigo a 1/4 colh. (chá) de sal. Fiz um buraco, coloquei 1/4 colh. (chá) de açúcar, 5g fermento ativo seco instantâneo, 250ml de água e um fio de azeite e deixei quieto por 5 minutos. Então voltei e misturei tudo com um garfo, depois sovando a massa até que ficasse elástica e macia. Polvilhei farinha e embrulhei em filme plástico, deixando repousar por 15 minutos.

Retirei o plástico e abri a massa com um rolo polvilhado de farinha, até que o disco de massa estivesse do tamanho do meu salva-bolos, que uso como pá de pizza (uns 35 a 40cm). Polvilhei o salva-bolos com farinha de milho e coloquei a massa sobre ele.

Já usei vários molhos de tomate nas pizzas, mas meu favorito é o mais simples: apenas misture uma lata de tomates italianos pelados a 1 colh. (chá) de sal e esmague os tomates até obter uma polpa. Isso é suficiente para 4 ou 5 pizzas, mas você pode usar o restante para a próxima macarronada ou mesmo congelar para as próximas pizzas.

Espalhei umas 2-3 colh. (sopa) de molho sobre a massa e salpiquei um dente de alho picadinho. Dispus as fatias de berinjela grelhada, uns 120g de queijo feta esmigalhado, folhas de manjericão e um fio de azeite. Foi para o forno, diretamente sobre a pedra, por 10 minutos, ou o suficiente para que a massa estivesse cozida (algo entre 7 e 10 está bom). Por isso é importante não fazer bordas muito gordinhas. Como o forno caseiro não é tão quente quanto o forno à lenha, até as bordas gordas assarem completamente, a parte de baixo da pizza já estará crocante ao invés de macia. Também já desisti daquele lindo visual de massa dourada e queimadinha. Não rola. Fica pálida mesmo.

O problema da pizza caseira é que ela sai direto do forno para seu prato, bem mais quente do que pizza pedida fora. É batata: vou muito afoita e queimo o céu da boca. Então, cuidadinho... ;)" (Ana Elisa).

Eu esquentei a água da massa, deixei morna para colocar no fermento e trigo. Como a massa não vai muito sal, fiquem atentas pois o queijo ou recheio/molho devem estar com a quantidade de sal ideal.
Nessa, usei tomates pelados amassados (sem o caldo) misturados a um pouquinho de sal e azeite, queijo mussarela ralado, orégano e tomates-cereja.
Fiz duas pizzas fininhas com essa quantidade de massa, deliciosas...
RECEITA TOP ou TOP RECIPE!!!

Eliane

receitaserecipestop.blostgpot.com

11 comments:

  1. Amigaaa!!
    Vc arrasou nesta pizza!!!!!! Vou fazer hj mesmo! Deu agua na boca!!
    E as berinjelas, entao?
    Aqui em casa, todos adoram berinja, mas deste jeito, nunca experimentamos!
    É HOJE!! rs
    Muito obrigada pelo selinho, amei de paixao!!
    Um otimo jogo, hoje, pra nos todos!
    Final de semana excelente
    Beijão enoorme!!
    ;)

    ReplyDelete
  2. Perfeita mesmo!!!

    E a aula também, nota 10!

    Tudo muito bom por aqui!

    Um sucesso de pizza, parabéns!

    ReplyDelete
  3. Oi Célia!!
    Menina, faz mesmo depois me conta se não é perfeita?! Boa DEMAIS...
    Agora o recheio de berinjelas ainda não experimentei, sou fã de pizza simples só com queijo mussarela, tomate e orégano!
    Esses selinhos são para todas as amigas como você!!!
    Bora torcer muito!!!

    Oi Renata, nem acreditei quando dei a primeira dentada... Excelente é pouco!
    O texto eu extraí com todas as letras da própria Ana Elisa, o site dela tem cada receita fantástica! O jeito que ela escreve também é nota 10 mesmo, super bem explicadinho. A única diferença foi que coloquei um pouquinho de azeite nos tomates pelados amassados, não pus o caldo e coloquei bem pouquinho. Esses tomatinhos-cereja ficaram perfeitos! Sim, fique atenta ao sal, pois como a massa não tem muito sal, o queijo ou o molho precisam ser salgadinhos.
    Obrigada, amiga!

    Final de semana maravilhoso para todas nós!!

    Bjokas,

    Eliane

    ReplyDelete
  4. Deve ser boa mesmo essa pizza se bem que meus amores sempre vão para a de massa grossa é sempre minha escolha. Mas quando faço em casa sempre acabo ficando no meio termo assim agrado todos, porque aqui cada um também tem sua própria preferência!
    Eliane,
    Muito obrigada pelas visitas e também pelas palavras. Sou muito grata querida.
    beijo!

    ReplyDelete
  5. Olá Cherry,
    Pois é, aqui em casa é a mesma coisa, cada um tem sua preferência...
    Imagine, amo visitar seu blog!

    Bjokas

    Vamos torcer, é agora!!!

    Eliane

    ReplyDelete
  6. Achei bem legal a receita, vou testar depois te conto!!bjs
    Maura

    ReplyDelete
  7. Oi Eliane!!Mas que maravilha: pizza e berinjela, tudo haver!!Com certeza vou experimentar, já está na listinha!!Bjão, bom final de semana!!

    ReplyDelete
  8. Hummmm... Sou igual você Eliane, prefiro massa fina e um simples recheio de mussarela, tomate e orégano. Que delícia!!
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Que legal, Maura! Me conta, sim!

    Inês, a massa ficou uma delícia, pode caprichar no recheio!!!

    Dani eu amooo pizza de mussarela fininha, ficou deliciosa!

    Bjinhos, meninas!

    Eliane

    ReplyDelete
  10. Oi Eliane.
    Adorei as receitas....vou fazer qualquer dia desses, AMO pizza! Depois te conto.
    Quero agradecer por suas visitas e pelo seu carinho lá no blog. Obrigada mesmo.
    Fiquei feliz em saber que gostou das minhas artes.
    Beijo.
    Soll

    ReplyDelete
  11. Oi Soll, seu blog é recheado de coisinhas lindas!

    Bjinhos

    Li

    ReplyDelete