Love & Eternity

“Time is too slow for those who wait ... but for those who love, time is eternity.” -Henry Van Dyke

Saturday, June 5, 2010

PÃO-DE-MEL TOP







Essa é para participar do desafio do Blog da Ana (http://eumulheratual1.blogspot.com), os ingredientes escolhidos "cravo e canela" estão na receita.
Depois que aprendi essa receita, nunca mais compramos pão-de-mel. Essa sempre foi uma das top da minha lista! Eu costumava gravar os programas da Ana Maria Braga, na época em que nem existia DVD, era fita VHS... Hoje estamos na época do Blu Ray! Tenho mais de 20 fitas gravadas com a Ana, Ofélia, etc... Essa receita era do saudoso Benjamim Abrão, uma gracinha de pessoa. Ele só fazia coisas deliciosas, eu amava assistir! Atualmente seu neto segue seus passos, ainda bem que deixou alguém em seu lugar... Foi no antigo programa Note e Anote, gente o tempo voa!!!
Como eu não tinha tempo para anotar, então gravava as receitas preferidas...
Segue a receita "absurdamente boa", como diz minha filha...

Fiz meia receita:

- 25 g. manteiga = [1 colh (sopa)+ 1 colh (chá) medidas rasas]
- 125 g. mel = (1/2 xíc)
- 125 g. leite condensado (1/2 xíc)
- 40 g. chocolate em pó (do Padre, mas como não tinha usei achocolatado) = 2 colhs (sopa) rasas
- canela em pó a gosto [ usei 2 colhs. (sopa), não use mais]
- cravo da índia moído a gosto [usei 1 colh (sobremesa), não use mais]
- 2 ovos inteiros pequenos (a receita dobrada original são 3 ovos)
- 100 g. farinha de trigo
- 1 colh. (café) fermento em pó

Cobertura:
- 300 g. chocolate ao leite derretido em banho-maria.

1- Levar ao fogo para misturar e derreter a manteiga com mel, leite condensado, chocolate em pó, canela em pó e cravo moído. Misturar e levar ao fogo só para derreter o chocolate.

2- Bater os ovos inteiros na batedeira.

3- Jogar a mistura quente nos ovos batidos, vai jogando e misurando nos ovos, polvilhando o trigo com o fermento e misturando, alternando.

4- Forma untada com margarina ou óleo. Não cresce muito, pode colocar nas formas até quase em cima. Eu fiz nas forminhas para cupcakes de silicone untadas e não coloquei muita quantidade para o pão ficar mais delicadinho. Coloquei + ou - umas 2 colhs (sopa) cheias em cada. Quando não tinha as forminhas, fazia em assadeira e partia os quadradinhos do tamanho desejado.

5- Forno preaquecido a 200 graus Celsius ou 395 degrees F, por 10 a 15 minutos. Os meus ficam uns 15 mesmo, mas cuidado para não queimar... Fique atento!

6- Espetar um garfo no pão e banhar no chocolate derretido em tigela pequena e funda, sacode e põe na bandeja forrada com papel manteiga e vai para a geladeira para endurecer o chocolate, derretido em banho-maria. Eu liguei uma frigideira com água e, quando ferveu, desliguei e coloquei a tigela funda com o chocolate picado. Cuidado para não cair nenhuma gotinha de água no chocolate, para não estragar.

Ele disse que rendia 26 unidades, mas metade da receita rendeu 17 pãezinhos menores para mim. Caso queira a receita original, é só dobrar as quantidades, ou seja, 50 g. manteiga, 250 g mel, o mesmo de leite condensado, 80 g chocolate em pó, 4 colhs (sopa-rasa) de canela e 1 colh (sopa-rasa) cravo, 3 ovos grandes, 200 g farinha trigo, 1 colh (chá) fermento em pó e 600 g chocolate ao leite para derreter.

It's a delight!!!

Eliane

http://receitaserecipestop.blogspot.com

Hoje é dia de mais uma Blogagem Coletiva do blog Espiritual-idade (http://espiritual-idade.blogspot.com)...
O tema é ACOLHIDA, acolher é receber com amor e carinho!

Nada melhor do que receber alguém com chocolate e com esse comentário que encontrei na net...
Comenta e resume, com trechos retirados do livro "NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS" de um dos meus escritores preferidos, O TOP das listas, AUGUSTO CURY!
Tudo o que ele escreve é fabuloso!

Esse é um de meus livros favoritos, uma preciosidade com TEXTO APAIXONANTE...

NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS (livro de Augusto Cury)

"A capacidade de sonhar sempre foi o grande segredo daqueles que mudaram o mundo. Os sonhos alimentam a alma e dão asas a inteligência. É no solo fértil da memória onde semeamos os sonhos que farão grande diferença em nossa existência.
Os sonhadores mudaram a história da humanidade. Eles fizeram da derrota, o pódio para a vitória; das críticas, o palco, de onde receberam os aplausos.
O Mestre dos mestres foi o mais ousado dos sonhadores. Ele fez de homens simples e iletrados, arquitetos da vida. A estes, vendeu o sonho de um reino justo, em um mundo de injustiça, de liberdade em uma terra de escravidão, de vida eterna em um território onde imperava a morte, de felicidade em um país onde reinava o ódio.
Jesus Cristo tirou aqueles homens da platéia e os introduziu no palco da vida. Fez deles autores de sua própria história. Ao encantá-los com suas palavras e surpreendê-los com suas atitudes, ele tocou o inconsciente dos seus discípulos, reeditou novas janelas em sua memória e abalou os fundamentos da psicologia.
Abraham Lincoln superou os seus fracassos porque exerceu o direito de sonhar. Enquanto falia nos negócios, e consecutivamente era derrotado na política, soube mais do que ninguém exercer a liderança do eu. Estava convicto de que contra traumas e frustrações que a vida nos impõe, o melhor remédio é uma alma controlada por um grande sonho.
Embora o décimo sexto presidente dos EUA tenha tido mais derrotas do que vitórias em sua vida pública, do ponto de vista da psicologia foi o grande vencedor em todas as disputas. Ele venceu o preconceito com criatividade, as suas inseguranças com motivação, os seus medos com ousadia. Mas acima de tudo, foi sempre consciente que o destino é uma questão de escolha, não uma fatalidade, por isso, optou por continuar sonhando.
A discriminação, o preconceito, o racismo e a indiferença, foram porções que coube a outro sonhador: Martin Luther King. No entanto ele teve a capacidade de criticar a violência exercida contra os negros do seu país. E assim, reeditou sobre os traumas arquivados em sua memória, os sonhos que mudaria as gerações subseqüentes.
O autor da teoria da Inteligência Multifocal foi sem dúvida um sonhador. E como todos os outros, encontrou muitos desafios pelo caminho. Depois de 19 anos escrevendo sobre o processo como os pensamentos são construídos viu sua tese ser rejeitada por muitos e incompreendida até mesmo por especialistas ligados às ciências humanas.
Não obstante a isto, Augusto Cury não se deixou vencer. Resolveu provar suas teses a luz de um personagem histórico. Escreveu uma coleção onde analisa a inteligência de Cristo. Foi incrível, com este ato ele democratizou a ciência, popularizou suas teses e surpreendeu o mundo ao entrar em uma área, até então, completamente dominada pela teologia.
Se pensar é o destino do ser humano, continuar sonhando é o seu grande desafio. E isto, é lógico, implica em trajetórias com riscos, em vitórias, com muitas lutas, e não poucos obstáculos pelo caminho. Apesar de tudo, seja ousado. Liberte sua criatividade. E NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, pois eles transformarão sua vida em uma grande aventura.

COMENTÁRIO- Augusto Cury é hoje o escritor que mais vende no Brasil. Tem os seus livros publicados em mais de 40 países. A presente obra é de uma riqueza inigualável onde ele analisa a vida de personagens históricos e faz comentários aplicando a teoria da Inteligência Multifocal às diversas situações. É apaixonante ler Augusto Cury.

BIBLIOGRAFIA

CURY, Augusto Jorge - Nunca desista dos seus Sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2004, 154p. (Titulo: 1. Motivação (Psicologia); 2. Auto-realização; 3. Autopercepção.)."

RETIRADO DE http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1287.html.

SEJAM BEM-VINDOS... APROVEITEM O DIA, O COMENTÁRIO E O DELICIOSO PÃO-DE-MEL!
A LEITURA DESSE LIVRO É APAIXONANTE!

29 comments:

  1. E que lindos amiga,oiço falar tanto neste vosso pão de mel,mas nunca fiz,jinhosss

    ReplyDelete
  2. Olá! Estão uma delícia estes pãezinhos com cobertura de chocolate. O cravo e a canela dão um sabor especial aos bolos. Boa participação.
    Bjs e boa semana

    ReplyDelete
  3. Menina ficaram maravilha!!!
    Bjokas:))

    ReplyDelete
  4. Bravo pour cette recette.
    A bientôt.

    ReplyDelete
  5. ADORO PÃO DE MEL ASSIM DE CORAÇÃOZINHO TÁ LINDO!!!
    BJIM

    ReplyDelete
  6. Belinha, ele é muito vendido industrializado no Brasil. Sempre comprava para minhas filhas antes de aprender a receita, fica muito superior ao comprado pronto! Incomparável...

    É verdade Belocas, esse pãozinho quando feito em casa tem mais sabor de bolo que de pão... Os comprados são mais sequinhos e não tão macios! E o perfume de especiarias, então... fica pela casa!

    Obrigada Alexandre, são deliciosos...

    Merci beaucoup, Nadji!

    Eliana, ficaram lindinhos, né?! Fiz de coração porque foi com muito carinho...

    Bjins pra todos de coração... aux chocolat!

    Eliane

    ReplyDelete
  7. Menina, que coisa boa! Vou fazer esta receita na próxima vez que o meu filho Murilo vier em casa. Ele adora pão de mel.
    Obrigada pelo carinho de coração.
    Bjs

    ReplyDelete
  8. Pode fazer Tida, será um sucesso e ele amará seu carinho...

    bjs,

    Eliane

    ReplyDelete
  9. Oi, Eliane. Aqui é a Luciane, esposa do Kiyoshi. Eu vi o seu blog e amei! É tudo muito bonito e as suas receitas são maravilhosaas e de dar água na boca! Você está de parabéns por esse blog perfeito! Eu já estou para te falar isso a um tempinho, mas, você sabe né, com essa correria do di-a-dia, a gente acaba esquecendo. Essas suas receitas de sobremessa estam de arrebentar e as salgadas tb estam ótimas...vou tentá-las aqui em casa!
    beijos

    ReplyDelete
  10. Eliane, pão de mel me agrada bastante, mas a minha pequena família (marido e filha) não gostam. Estou planejando fazê-los novamente, mas tenho que reduzir ao máximo a receita.
    Você acabou participando de 2 blogagens coletivas ao mesmo tempo!
    Receber alguém com um pãozinho de mel, é uma boa acolhida.
    Bjs.

    ReplyDelete
  11. Oi Eliane! Obrigada por seu comentário lá no meu blog, viu?

    As suas dúvidas serão tiradas sim, sem problema algum! Vamos a elas:

    1) A minha fritadeira comecei a usá-la no mesmo dia em que ganhei. Abasteci-a com 2 litros de óleo, que você vai repondo conforme o nível vai baixando ou deixa zerar para limpar.

    2) A limpeza se dá apenas 1 vez ao mês, visto que o uso do óleo é único para cada limpeza, né?

    3) Realmente não deixa cheiro e nem gosto de gosdura (nem pela casa e nem na comida). A comida fica cozidinha por dentro e bem crocante por fora, sem falar na cor linda!

    3) Só não frito nela bifes e hambúrgueres. Bife a milanesa e outros, com certeza, um por vez! Não existe problema em fritar empanados. Basta coar o óleo para deixá-lo limpinho depois de frio.

    Espero ter respondido todas às suas dúvidas, mas qualquer coisa, pode perguntar!

    Um bj!!!

    http://deliriosgourmet.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. UAU...MAIS UMA COLHIDA MAIS QUE DELICIOSA!!!
    TEXTO MAIS QUE PERFEITO...
    GULOSEIMA DAS MAIS DELICIOSAS...

    UM CANTINHO LINDO, QUE MAIS PARA UMA BOA ACOLHIDA, NÃO???

    ADOREI CONHECER SEU CANTINHO...
    TE ESPERO NO MEU VIU???

    BEIJOS.

    ReplyDelete
  13. Amo pão de mel. Teve uma época que minha mãe fazia milhares de pães de mel p vender e mesmo assim eu não enjoei, acredita?
    Beijos
    Patty Martins

    ReplyDelete
  14. Olá Elaine,

    Adoro pão de mel, e a sua receita está perfeita...

    Que os nossos dias sejam de harmonia e serenidade!!!
    1000 Beijokinhas

    ReplyDelete
  15. que belissima participação... e este pao deve ser delicioso... beijinhos

    ReplyDelete
  16. Fiquei babando por um pão de mel desses aí...humm.. vou levar a receita com toda certeza e quando fizer lhe aviso, ok?

    Muito obrigada por participar do alquimia e parabéns pela bela receita.

    Bjs

    ReplyDelete
  17. Obaaaaaaa!!!Pode mandar uns para cá que o Formigão vai ficar feliz..hehehehe. Bjs

    ReplyDelete
  18. olá querida, que delícia passear pelo seu blog tão cheio de palavras lindas e gostosuras para se provar. tenha um ótima semana

    ReplyDelete
  19. Ai que delícia de Pão de Mel! Ótima receita.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ReplyDelete
  20. Deve ser uma delicia esse pão.
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  21. Nossa, em casa a gente também gravava o Note e Anote...risos...
    E todas as receitas do Benjamim eram deliciosas né?
    Adorei o pão de mel.
    Bjs

    ReplyDelete
  22. Oi Eliane, eu me lembro bem do Benjamim era bem simpático, eu anotava receitas dele também, mas depois de tantos elogios só me resta copiar e fazer, bjs
    Maura

    ReplyDelete
  23. Oi, querida
    Coração... chocolate... Acolhida em pleno vapor!
    Muito delicada a sua maneira de adesão... Obrigada por participar, criativamente, da nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL... sempre de uma forma tão doce...
    Bjs e fiquem com Deus vc e seus entes queridos.
    Muita luz!

    ReplyDelete
  24. Oi, querida
    Preciso do seu e-mail... pode enviar pro meu que está no meu post do dia 16...
    Toda semana envio um pros participantes da nossa Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica...
    Desde já lhe agradeço.
    Fique na paz!

    ReplyDelete
  25. Oi, Luciane! Que bom que vocë gostou desse cantinho... Fiquei muito feliz com seus comentários tão delicados, obrigada! É verdade, todo dia estamos nessa correria... Amo esses blogs de culinária, cheios de idéias deliciosas para alegrar os nossos dias! Depois que testar alguma receita, me fala se a turminha daí aprovou!
    Beijos da amiga,

    Eliane

    ReplyDelete
  26. Delicia esse pão de mel, estou levando sua receita pq tenho um pequenino aqui que apavora quando quer pão de mel rsrsrs. beijinhos

    ReplyDelete
  27. Menina, adoro pão de mel, mas nunca tentei fazer, assim como você explicou até parece fácil!
    Excelente participação, boa sorte!
    Bjuss!!!

    ReplyDelete
  28. Gina,
    Viu que legal, deu para participar de duas blogagens... Eu amei!
    Receber alguém com chocolate é acertar no alvo!

    Mâe do Gabriel, muito obrigada por todas as dicas da fritadeira. Estava cheia de dúvidas e vocë explicou em detalhes, muito obrigada pelo carinho.

    Zininha,
    Obrigada...Também amei o seu cantinho dedicado ao meio-ambiente, cheio de sons, fotos e poesias lindas!

    Acredito, Patty!
    Tudo que vai chocolate fica difícil de enjoar, né! Muito boooom...

    Miriam, as receitinhas do Benjamim Abraão eram divinas...

    Obrigada Marinex, seja muito bem-vinda no meu bloguinho!

    Oi Ana,
    Que legal, depois me fala quando fizer os pãezinhos!

    Inës, estão indo voando à jato... Com a velocidade do pensamento!

    Welze, fiquei feliz que gostou! Também amei o seu blog e uma das melhores idéias foi a agenda familiar. Menina, nunca tinha pensado em como funciona bem, excelente... Muito obrigada pela idêia, elogios e visita!

    Dani, as criancas amam, é mesmo muito gostoso. Só tem que cuidar para não deixar em lugar de fácil acesso, senão acaba na hora!

    Bem-vinda, Carla! Que bom q vocë gostou!

    Flá, eu amava gravar o Note e Anote... Depois podia pegar os detalhes, era só voltar a fita... Não perdia nenhum detalhe!

    Maura, as receita dele eram bem gostosas e o jeitinho dele era um amor... Pessoa simples, difícil esquecer!

    Amei participar, Ro!
    Mando sim, com certeza...Fiquem com Deus voces também!

    Leva sim, Suely...
    Agora como falei antes, esconde bem fechadinho na geladeira, o pequeno pode detonar!!!

    Beijos p todos e obrigada pelo carinho, amei os comentários!!!

    Eliane

    ReplyDelete
  29. É fácil, sim! Pode fazer Rachel... Menina, quanta receita deliciosa e aquela sua tortinha de bananas Nestlé está divina, amei!!!

    Bjinhos,

    Eliane

    ReplyDelete