Love & Eternity

“Time is too slow for those who wait ... but for those who love, time is eternity.” -Henry Van Dyke

Sunday, May 23, 2010

QUICHE DE ALHO-PORÓ DA SILVANA






O desafio da semana no blog da Ana (eumulheratual1.blogspot.com) é alho-poró e manteiga... Logo lembrei de uma quiche fabulosa que comi na casa da minha querida cunhada e amiga Silvana. Essa receita é simplesmente perfeita!!! Tudo de bom!!!

QUICHE DE ALHO-PORÓ DA SILVANA

Massa
- 100 g. manteiga
- 2 xícs. farinha de trigo
- 2 a 3 colhs. (sopa) água gelada

Recheio
- 500 g. alho-poró (2 talos)
- 3 a 4 colhs. (sopa) manteiga
Cortar os talos em rodelas e refogar com a manteiga até ficar macio.

Cobertura
- 4 ovos inteiros
- 1 xíc. leite (usei Lucerne 100% lactose free)
- 1 pitada de noz-moscada (usar ralador)
- 1 xíc. queijo ralado


Modo de Preparo

Massa:

Em uma vasilha coloque a manteiga e a farinha de trigo, amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Vá colocando a água (2 a 3 colhs) até atingir o ponto desejado, precisei das 3 colhs (sopa) água gelada. Abra a massa com rolo e vá arrumando na forma de fundo removível, deve ficar fina. Reserve.


Recheio:

Cortar os talos em rodelas e refogar com a manteiga até ficar macio.
Eu como amo cebola, em frigideira funda, piquei um pedacinho de cebola, dei uma refogada com um pouquinho de óleo antes. Depois coloquei o alho-poró fatiado e refoguei com apenas 1 colh (sopa) bem cheia de manteiga (se preferir, pode colocar a quantidade da receita).
Depois de fria a frigideira, juntei os ovos batidos com garfo, a noz-moscada (usei já ralada = uma pitada boa de GROUND NUTMEG), o queijo mussarela ralado grosso e o leite. Misturei bem, provei e acrescentei uma pitada de sal.

Montagem:
Coloquei o recheio dentro da massa e levei tudo para assar em forno preaquecido a 375 graus F ou 190 graus Celsius, por 47 minutos ou até dourar.
Desenformei, tirei o aro da volta e esperei esfriar para tirar o fundo da forma.

Na época, ela ainda deu opcionais de outras quiches. Basta refogar com manteiga os seguintes ingredientes...
- queijo e presunto com cheiro-verde e tomates ou
- ricota com espinafre e cebola ou
- frango desfiado com queijo Catupiry.

Comi a de alho-poró mesmo e foi a melhor que já provei, mas também tudo que a Silvana faz é simplesmente maravilhoso!!!

13 comments:

  1. Oi, querida, vim agradecer a visita e dizer que adoro quiche, é um dos meus pratos salgados favoritos!!! E de alho porró então nem se fala!!!
    Beijos doces e apareça sempre ok?

    ReplyDelete
  2. Excelente essa quiche, saborosa e superprática!!!
    Bjs e bom domingo!
    Madalena

    ReplyDelete
  3. Bom Dia!!!Eliane,

    Passei para agradecer a visitinha, e decepcionei!!!
    Acho que não vai ter prá ninguém, você já ganhou,rsrsrs
    Essa quiche é deliciosa e prática, vamos aguardar o resultado, né??? Se você ganhar a Silvana escolhe o 2ºIngrediente, tá???rsrr


    Domingo de Paz para você!!!
    1000 Beijokinhas

    ReplyDelete
  4. Ficou super apetitosa essa quiche, humm... já comeria um pedacito.
    Obrigada por sua participação e parabéns!!

    Bjs

    ReplyDelete
  5. Ficou linda e deve ter ficado uma delicia, parabéns.
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Mas tu tá prendada hein???Que delícia de quiche, fiquei com água na boca!!!
    Tu tens que vir conhecer o Sul, adoro o Brasil mas como descendente de europeus eu me acerto mesmo é com este frio de rachar que faz por aqui no inverno, as vezes acho que somos "pasteurizados" para sobreviver a tanta humidade...hehehehe. Mas tem paisagens que compensam tudo isso, hora dessas vou postar fotos dos canyons Itaimbezinho e Fortaleza, coisa muito linda(ainda mais para uma Bióloga maluca que ama fazer trilhas no meio do mato atrás de bichos e plantas..hehehe) .
    Bjs, uma ótima semana!!

    ReplyDelete
  7. Oi Eliane.

    Obrigada pela visita e pelos elogios. A gente vai tentando acertar aos poucos o layout do blog. Estamos no início da participação nesse delicioso mundo da blogosfera. Eu amei seu blog. Já virei sua seguidora.

    Mas cá entre nós. Eu achei o seu quiche um escândalo! Pena que usei todo o alho-poró... Senão amanhã ele faria parte do cardápio. Mas vou fazer logo.

    P.S: A pastinha de ricota ficou gostosa mesmo...rs. É que todo mundo desconfia da pobre da ricota.:)

    Beijão
    Carol

    ReplyDelete
  8. Eliane, muito obrigada pela visita. Adorei seu blog também e já estou te seguindo e linkando.
    Delícia essa quiche heim!
    Tenha uma linda semana.

    ReplyDelete
  9. Parece delicioso, mas te confesso que nunca comi alho poró. Gosto muito de quiches também. Abraço,
    Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Nossa que delícia de quiche.
    Eu acho alho poró tudo de bom!
    Bjs

    ReplyDelete
  11. Oi, Carol!
    Com certeza vou aparecer sempre lá no seu blog maravilhoso!

    Madalena,
    E eu pensava que as quiches eram complicadas!

    Oi Miriam!
    Obrigada pelos elogios, seu suflê também está divino!!! Já anotei sua receita para fazer, com certeza!

    Ana, seus desafios são maravilhosos... Cada receita melhor do que a outra, o difícil é escolher!!!

    Obrigada, Vice!
    Estou torcendo p vc melhorar logo e participar dos desafios com suas gostosuras!!!

    Oi Inês, obrigada!
    Todos falam muito bem do Sul, tenho muita vontade de conhecer Gramado e Canela durante o período da Páscoa ou Natal, dizem que a decoração fica linda!
    Amo praia, Florianópolis é outra cidade do Sul que também gostaria de conhecer.
    Estou curiosa para ver essas fotos de canyons, não tenho nem noção de como sejam...
    Gostava de estudar biologia na escola, mas não gosto de trilhas no mato porque sou muito medrosa e me assusto com qualquer tipo de inseto ou bicho... Passo até vergonha, grito mesmo!


    Carol, seu blog está uma gracinha!
    Ainda não consegui deixar o meu bonitinho, mas quem sabe um dia! Queria um template simples, cor de rosa, que eu gostasse muito... Como não achei nada, vou deixando o meu assim mesmo por enquanto.
    Agora a sua pastinha é de dar água na boca!!!


    Olá Monica!
    Menina, quantas receitas para anotar e fazer... Agora, apaixonei pela sua tortinha de milho, alho-poró e queijo, que combinação perfeita!!!

    Dani, experimenta o alho-poró que vai apaixonar na certa! Também fica muito gostoso como tempero para frango.
    Qualquer hora quero fazer suas mini quiches deliciosas.

    Flá,
    Já tinha comido coisas com alho-poró, mas nunca tinha comprado. Agora fiquei fã, é mesmo tudo de bom!

    Bjocas e ótima semana para todas!!

    Eliane

    ReplyDelete
  12. Eliane
    muito boa sua quiche. Parece estar deliciosa.
    Obrigada pela visita
    bjs

    ReplyDelete
  13. Obrigada Tida!
    Amei descobrir no seu blog que existem tantas variações para o doce Tiramissu, agora q já sei fazer os biscoitos vou tentar algumas...
    Bjos,

    Eliane

    ReplyDelete