Love & Eternity

“Time is too slow for those who wait ... but for those who love, time is eternity.” -Henry Van Dyke

Wednesday, May 19, 2010

PÃO DE TAPIOCA


Tirei essa receita de uma coleção Abril com receitas da Cozinha Regional Brasileira. Ela estava no livrinho do estado de São Paulo, que comprei na banca de jornal. Pena que só consegui comprar dois, um de São Paulo e outro da Bahia.
Essa receita é de Júlio Bernardo, chefe da cozinha de seu restaurante, o Sinhá, especializado em comida brasileira.

Não são iguais, mas esses pães parecem muito com pães de queijo. Uma das diferenças é que os pães de queijo só servem para comer no mesmo dia (de preferência ao sair do forno) e os de tapioca ficam mais gostosos no dia seguinte, pois assim que saem do forno ficam muito moles. Fiz ontem à noite e hoje pela manhã estavam ainda mais parecidos com pães de queijo, era a mesma consistência.

Segue a receita...

Ingredientes:
- 3 xícs. leite integral
- 1 xíc. óleo de girassol (usei de canola)
- 1 e 1/2 xíc. farinha de tapioca granulada
- 2 ovos
- 1 xíc. queijo parmesão ralado fino
- sal a gosto
- 1 xíc. polvilho doce (usei polvilho azedo)

Em uma panela, ferva o leite e o óleo.
Coloque a farinha de tapioca em uma vasilha e despeje o leite ainda quente sobre ela. Misture bem com uma colher de pau e deixe hidratar e esfriar.
Bata os ovos, junte o queijo ralado e, aos poucos, adicione à farinha de tapioca hidratada, sempre mexendo. Ajuste o sal (prove) e, por fim, acrescente o polvilho doce. Com as mãos levemente untadas, amasse bem a massa, até ficar homogênea (eu não amassei, só fiz as bolinhas mesmo). Faça bolinhas uniformes, disponha-as em uma assadeira não untada e leve ao forno, preaquecido a 180 graus C ou 400 graus F, por 20 minutos, ou até começar a dourar (fique atento para não passar do tempo e queimar o fundo dos pães). Usei duas assadeiras grandes.

Ideal para fazer no dia anterior.

Detalhe:
Quando despejei o leite com óleo ferventes na tapioca, pensei que tinha errado a receita. Era muito líquido e fiquei um pouco preocupada, mas um minuto depois foi ficando cada vez mais espesso. A tapioca começa a abserver o líquido e inchar... É mágico, impressionante!

8 comments:

  1. Oi Eliane!!!Gostei desta receita, vou experimentar!!Bjs

    ReplyDelete
  2. Eliane, que lindos seu pães, estou com um pacote de tapioca aqui e sem saber o que fazer acho que já tenho a receita rsrs.
    É fazer á noite para comer no outro dia de manhã.
    Bjs querida

    ReplyDelete
  3. Olá Elaine,
    Devem ser deliciosos!!!

    Que seu dia seja perfeitinho!!!
    1000 Beijokinhas

    ReplyDelete
  4. Q. delícia!
    Conhecí seu blog através do blog da Vicentina,gostei mto já estou te seguindo pra voltar e ver com calma suas receitas.
    Uma ótima quinta-feira pra vc.


    Ana.

    ReplyDelete
  5. Poxa, deve ficar muito gostoso. Sabe que eu tenho esse livro e nunca consegui olhar todos direito?
    =)
    Beijos

    ReplyDelete
  6. Eu faço um pouquinho diferente, bem mais simples essa receita a gente chama nos estados do Norte de bolo podre é sempre uma delícia. Bjs
    Maura

    ReplyDelete
  7. oi eliane!!! gostei dessa receita hein??? vou tentar fazer mas sem o queijo, será q dá certo???? e obrigada pela visitinha lá no S.G.S.L. bom fim de semana!

    ReplyDelete
  8. Inês, foi a primeira vez q tentei fazer essa receita... Vi a foto no livro e testei.

    Vice, comigo foi a mesma coisa. Tinha a quantidade de tapioca certinha da receita sobrando no armário, aí foi só experimentar.

    Miriam, pensei q fosse igual ao pão de queijo. Descobri que são mais parecidos no dia seguinte, todos gostaram.

    Ana, fiquei feliz q gostou do meu bloguinho... Estou respondendo com atraso, mas vc já sabe que amei seu blog!

    Flá, estava apaixonada por esses livros... Pena que fui embora e não pude mais comprá-los :(
    Sorte q consegui comprar dois ótimos!

    Maura fiquei super curiosa com esse tal Bolo Podre do Norte... Se vc falou que é uma delícia, com certeza é muiiito bom!

    Débora, obrigada por visitar meu bloguinho e comentar...
    Então, essa foi a primeira vez que fiz essa receita. Não tenho idéia, acredito q não deve ficar bom, pois a tapioca não tem muito gosto. Ela absorve bem o sabor do queijo, não sei se poderia substituir por outra coisa... Se conseguir achar um substituto, gostaria muito de saber. Minha filha tem intolerância à lactose e sempre q consigo adaptar é muito bom!
    Tenha um ótimo domingo!

    Não sei se ainda vão ler, mas de qualquer forma...
    Beijinhos a todas!

    Eliane

    ReplyDelete